terça-feira, 29 de novembro de 2011

Entrevista com Demetrios Galvão - sobre o livro Insólito



Entrevista com Demetrios Galvão - sobre o livro Insólito
Feita por Isadora Carvalho


1) Isadora Carvalho - Para começarmos a nossa entrevista apresente o projeto do seu livro e seu projeto de carreira.

Demetrios Galvão - Insólito é meu terceiro livro de poemas, mas de certa forma o considero como o de estréia, pois esse tem um projeto gráfico que gosto muito e que envolve capa, diagramação, formato e fonte. Participei de todo o processo junto com o editor, que também foi o diagramador e além disso, é um poeta-amigo. O livro é composto por um conjunto de 33 poemas e ainda tem uma apresentação energética feita pelo poeta Rubervam Du Nascimento.

Enquanto poeta, penso em continuar escrevendo e desenvolvendo minha poética. Não escrevo como hobby ou passa tempo, a poesia é pra mim coisa séria, trabalho com a linguagem – exercício de produção de mundos através da linguagem. Tenho a literatura como campo de construção de outras perspectivas que o factual exclui.

2) IC - Qual foi sua maior motivação para construção do Livro? Qual a maior dificuldade que você enfrentou nesse sentido?

D – Qualquer pessoa que escreve pensa em publicar seus trabalhos e ter a satisfação dos poemas publicados e a perspectiva de que seu trabalho se insira em um debate literário, etc, etc. Publicar é uma coisa muito importante para quem escreve.

Insólito é um livro que já se chamou “bifurcações no diafragma do tempo” e ficou em terceiro lugar no segundo Concursos Literários do Piauí, promovido pela Fundação Cultural do Piauí - FUNDAC, no ano de 2005. O edital do concurso dizia que os três primeiros trabalhos de cada categoria (poesia, romance, crônica, conto, e etc) seriam publicados, só que isso nunca aconteceu, com nenhum autor de nenhuma das categorias do concurso. Ou seja, valorização da literatura pelo governo do Estado na gestão do PT foi terrível. Como essa publicação não aconteceu, terminei alterando os poemas desse volume original e acrescentando textos novos. Depois dessas modificações veio o percurso de tentar publicar novamente e aí o que pegou de fato foi o problema da grana, porque publicar livro é uma coisa muito cara. Passei os últimos dois anos juntando grana para materializar o projeto do livro, que sai agora pela editora Corsário.

3) IC - Quando surgiu a idéia de fazer o livro? Quanto tempo você passou preparando o livro? Quando a idéia começou a ser colocada em prática?

D – Os poemas de Insólito começaram a ser escritos em 2004 e teve uma primeira finalização em 2005, para o tal concurso da FUNDAC. Como não foi publicado, passei os últimos anos trabalhando em vários poemas e construindo outros projetos de livro, de certo que, no início de 2011 reformulei o livro e coloquei um ponto final. Então, a idéia de fazer o livro e realiza-lo já se processa desde 2005.

4) IC - O que o leitor de “Insólito” pode ter certeza que vai encontrar nesse livro?

D – Uma coisa é certa, o leitor vai encontrar uma poesia com carne e sangue no sentido que é uma poética humana, com sujeitos, com envolvimentos e subjetividades bem particulares. Outra coisa, é que o livro é carregado de uma poética fortemente imagética e nesse sentido, é uma poesia que carrega uma bagagem encorpada e algumas substâncias “Tarja Preta”. Tenho dito até, que o livro não é de poemas, mas sim um álbum de fotografias insólitas.

5) IC - Onde e como podemos adquirir o livro?

D – O lançamento será dia 02/12 a partir das 19h na livraria Entrelivros e posteriormente vou disponibiliza-lo para venda nas demais livrarias da cidade. Mas as pessoas vão poder encontrar o livro comigo, vou sempre ter um a mão.

3 comentários:

  1. Eu como paciente, e usuário da terapia do tarja preta,devo dizer que o trabalho de vocês é sensacional. Trabalhar com e por prazer é bom demais!
    Salve galera!

    ResponderExcluir
  2. fala meu querido o que vou encontrar de tão novo nessa nova empreitada sendo que fui presentiado com aquela publicação de seu trabalho me 2005!!! akilo é livro de cabeceira p mim, sacia minha vontade quando estou dentro de mim.

    ResponderExcluir
  3. No fim de tudo esqueci de lhe dá os parabéns!!! a distancia e atento!!! abç.

    ResponderExcluir