domingo, 27 de fevereiro de 2011

Fanzeiros do Século Passado

Está no ar a primeira parte do documentário Fanzineiros do Século Passado que foi lançado no último dia 12 no 1º Ugra Zine Fest em São Paulo. O documentário (idealizado, coordenado e dirigido por Márcio Sno) conta um pouco sobre a rede social analógica que se constituiu em torno dos fanzineiros e também sobre o processo de produção destas publicações alternativas, amadoras e independentes, e sua distribuição via correio.
Um registro interessante da cultura marginal. Esta é a primeira parte do documentário e as gravações para a segunda parte já estão sendo realizadas.

Aqui você pode assistir, na íntegra:
http://zinescopio.wordpress.com/2011/02/22/462/


SE NINGUÉM FAZ, FAÇAMOS!
Pesquisar, digitar, recortar, colar, diagramar, copiar, montar, dobrar, distribuir. Isso pode parecer algo muito simples quando se tem por perto um computador conectado à internet e uma impressora.

Porém, até a metade da década de 1990 para realizar essa tarefa era necessário ter alguns contatos, máquina de escrever, lápis, canetinha, tesoura, cola, dinheiro, grampeador, tempo e muita força de vontade. As redes eram formadas via carta e o processo era muito lento, mas nem por isso pouco energético.Assim era a vida dos Fanzineiros do Século Passado, que faziam de tudo – até burlar as leis – para fazer circular uma determinada informação. Simplesmente por estarem fartos de tudo que era padronizado, não ficaram apenasobservando e engolindo tudo que aparecia: eles foram lá e fizeram.

Fanzineiros do Século PassadoCapítulo 1: As dificuldades para botar o bloco na rua e a rede social analógicaIdealizado, coordenado e dirigido por MÁRCIO SNOCâmeras: MÁRCIO SNO e PATRÍCIA AMITRANOAssistente de Gravação: CALVIN KONNOEdição: MÁRCIO SNOTrilha Sonora: POINDEXTERDigital – Colorido – WidescreemDuração: 31’14São Paulo, Brasil – 2011

Texto retirado do blog: http://zinescopio.wordpress.com/

Outros links sobre fanzines:

http://www.youtube.com/watch?v=IUTSn0uUAFQ

http://www.youtube.com/watch?v=bthsYktebao&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=MCqZ6lKztVU&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário