terça-feira, 19 de outubro de 2010

Memórias Inventadas

A conexão imagética desse mês com a Academia Onírica vem por meio da memória e dos espaços fabricados por Tupy:

“Natural de Teresina, Tupy é uma das grandes revelações da geração de novos artistas do estado do Piauí. Tupy é antes de tudo um pesquisador, em sua incessante busca de novas soluções plásticas e rigor formal por meio de materiais pouco convencionais, resultando numa linguagem singular. Por isso acredito ser adequado aplicar à sua obra o pensamento de Picasso: “não procuro, acho”.”
.

Tupy - o quarto solo - técnica mista sobre tela, 100 cm X 100cm

“Como todo artista, Tupy é um transformador e um destruidor e nesse processo faz uso de materiais extremamente expressivos, como café diluído em álcool misturado à formol, numa tentativa de evitar a ação do tempo; acrescenta colagens de madeira, papel, peças de relógio, placas de chip, borboleta, atribuindo a estes novas funções plásticas, similar ao ready-made dadaísta. Sua inventividade não para aqui e ele ousa usar o fogo, numa tentativa constante de criar formas e efeitos plásticos surpreendentes e inusitados. Nesse fazer ele brinca com o acaso, numa tentativa de extrair deste o maior proveito possível, seja por meio das formas destruídas e construídas pela ação do fogo, formando verdadeiras construções abstratas, seja pela transparência do efeito aquarelado do café ou pela espessa materialidade das texturas de materiais agregados. Dessa mistura de materiais surge um efeito de verdadeiras bricolagens, criando assim sua gramática singular.”.

# fragmentos de textos = Zozilene de Fátima Fróz Costa, retirado do catálogo da exposição “Memória – Pinturas de Tupy”, realizado pela Caixa no ano de 2004. #

Tupy:

Nasci em 1969 na cidade de Teresina.Com a professora de pintura Maria do Socorro Bevilaqua, obtive a dimensão da força objetivadora que a arte assumiria em minha vida, porém,meu divisor de aguas como profissional, se deu com o prêmio no 1° Salão de Artes Plásticas de Teresina em 1994; de lá para cá venho desenhando minha trajetória entre coletivas; individuais; participações em salões e mostras - estaduais, nacionais e internacionais- obtive algumas premiações e citações em catálogos,revistas e livro de referênciaartística, publicado pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves; ministro cursos; dou workshoppings e eventualmente palestras.Aquinze anos atuo também como design gráfico e web design; atestam sobre minha experiência nesta área, a criação de identidade visual parcial ou total em campanhas, de e para, empresas e instituições financeiras, culturais, religiosas e filantrópicas de portes variados tais como, a Arte dos Pés; Asa; Bioestética;brazillian Coffee; dueto; Micro&Cia; WiZARD;Comvap; Crea; FIEP; Sebrae; Bale de Teresina; Bale Júlio Cesar; Matizes,escritórios de advocacia; Arquidiocese de Teresina; Paróquia Nossa Senhora de Fátima; Lar da Esperança; escritórios José Odon Maia Filho; Lobão e Belmondes;além de atuar na criação gráfica, tratamento de fotos e diagramação de revistas como a Presença; Class; Blitz; Mercado do Imóvel; Viva Piauí; Mais Saúde e Noivas Festasdentre outras.

.
INDIVIDUAIS
2002 – Exposição “Sólido” Realizada durante a FECON – Feira e Congresso de Engenharia e Arquitetura do Piauí
2002 – Exposição “Memória” Realizada no Clube dos Diários – Teresina – PI
2004 – Exposição “Memória” Realizada no Conjunto Cultural da Caixa – Brasília – DF
COLETIVAS
1994 – Painel Sebrae de Arte Contemporânea - Brasília - DF (a obra integra o acervo da FAAP)
1999 – Piauí nas Minas Gerais – Exposição promovida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais
2004 – “Artes de Março” Teresina Shopping – Teresina – PI
2007 – “XII Circuito Internacional de Arte Brasileira” – Hard (Áustria), Bangkok (Tailândia), Pequim (China)
PREMIAÇÕES
1995 – 1º lugar em pintura no 2º Salão Municipal de Artes Plásticas de Teresina, com a obra “Carta Marítima”
2002 – 1º lugar em Pintura no 1º Salão dos novos, realizado no Instituto Camilo Filho com a obra “Vaso Caindo”
2007 – 1º lugar na mostra temática “Aquecimento Global” no 14º Salão Municipal de Artes Plásticas de Teresina e Menção Honrosa no mesmo Salão.
HOMENAGENS, CITAÇÕES E PARTICIPAÇÕES
2000 – Citado no Livro Decor Year Book Nordeste
2002 – Citado na revista Presença (Exposição “Memória”)
2003 – Participa no projeto Arte na Moda
Citado no Livro APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA CULTURAL DO PIAUÍ
Integra o Catálogo Artes Plásticas em Teresina
Homenageado pela Sucesso Publicidade (obra publicada em calendário)
2005 – Homenageado no 12º Salão de Artes Plásticas do Piauí
Artista convidado pela Funarte / MinC como palestrante tendo como tema a Arte Contemporânea
2007 – Tema da monografia “Arte Contemporânea de José Saraiva Tupinambá Neto - Tupy. Uso de materiais alternativos na obra de arte” do Curso de Artes Visuais do Instituto Camilo Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário