quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fanzine: autoria, subjetividade e invenção de si


Artigos e Autores:

1- NA DESORDEM DA PALAVRA: FANZINES E A ESCRITA DE SI
Cellina Rodrigues Muniz
2- DOS ZINES AOS BIOGRAFICZINES: COMPARTILHAR NARRATIVAS DE VIDA E FORMAÇÃO COM IMAGENS, CRIATIVIDADE E AUTORIA
Elydio dos Santos Neto Gazy Andraus
3- SUBJETIVIDADES DE PAPEL
Tiago Régis de Lima Luciana Lobo Miranda
4- A ESCRITA COMO GUERRA: ÉTICA E SUBJETIVAÇÃO
NOS FANZINES PUNK
Everton Moraes
5- RESSONÂNCIAS NO MEIO DO CAMINHO E/OU
NO CAMINHO DO MEIO: A POÉTICA INFAME DOS FANZINES
Demetrios Gomes Galvão
6- ZINES EM FORTALEZA (1996-2009)
Fernanda Meireles
7- DA MARGINALIDADE À SALA DE AULA: O FANZINE
COMO ARTEFATO CULTURAL, EDUCATIVO E PEDAGÓGICO
Ioneide Santos do Nascimento

(...)
“É preciso aprender com os fanzines com uma escritura livre de amarras, com seus projetos gráficos meticulosos e seus experimentalismos existenciais e estéticos, para além do seleto mercado editorial. A vontade de se expressar se faz viva. Autoria, texto, leitor e divulgação se confundem com o ato de publicar, tão potente que por si só já possibilitaria um sinal de alerta aos rituais da Academia. Em cada texto, rabiscos, desenhos e figuras desordenadas, insurgem-se sempre novos sentidos, sempre prontos a traduzirem uma escritura vivificada nas linhas do pequeno impresso que segue uma trajetória nem sempre tão retilínea. De mil e uma formas de coletar os textos, selecionar as imagens e fazer a sua montagem, ganhando o mundo, assim, os fanzines.”

(...)
“Este livro, produção do campo acadêmico, vem agora reconhecer o mérito dessa escritura zinesca e reúne sete textos de nove autores que, em cantos diversos do país, estão pensando a produção e circulação dos fanzines. Trazem a contribuição de áreas diversas para tratar de questões particularmente relacionadas à autoria, à subjetividade e à invenção de si na fanzinagem. Para aficionados ou não, vale a pena desfrutar da experiência de conhecer quantas interpretações esses pequenos pedaços de papel podem suscitar . porque, como diria o poeta, tudo vale a pena se a alma não é pequena. E porque, pensando bem, um livro sobre fanzines também vai bem a qualquer hora, em qualquer momento”

Trechos da apresentação do livro, escrito por José Gerardo Vasconcelos e Cellina Rodriguez Muniz.

O livro custa R$ 15,00 em mãos, em caso de outras cidades adição das despesas postais. Quem quiser adquiri o livro é só entrar em contato:

e-mail demetrios.galvao@yahoo.com.br
tel: (86) 8816-5566

Nenhum comentário:

Postar um comentário