segunda-feira, 1 de março de 2010

Anotações sobre o 2º Encontro Poético da Academia Onírica - 25/02/10

A noite no Canteiro de Obras nunca esteve tão atenciosa e lírica, mesmo num clima de poema porrada e vaginas coloridas ninguém ali foi piedoso. Iniciamos assombrados num documentário mais que espetacular, um soco no estômago, uma flor, Assombração Urbana com Roberto Piva foi um dos pontos de ereção da noite, absurdamente humano e poético acabou por deixar no ar uma dúvida: para que recitar o Piva, ele já se derramou tanto naquela tela? Não subestimemos a Academia Onírica! O recital nos transformou em bruxos. Releituras e reviravoltas, gritos e espasmos, doses e mais doses de Piva pelos lábios, gargantas, salivas, lágrimas, desejos e amor dos poetas da noite. Uma primeira rodada de leituras foi feita pela Academia, trouxemos Roberto Piva para dentro (ah! e como ele gostou!), num clima de proximidade e descontração foi possível revisitar aquela fúria, aquela voz impiedosa e maldita, desespero e humanidade tudojuntonaqueleinstante. A música trouxe consigo o indizível, tambores e cordas, sibilantes flautas, o vento sussurrava junto às vozes, os espíritos dos deuses todos seguravam nossas mãos. Arrepio. Piva trouxe o transe necessário à continuação do Sarau: os poetas se misturavam, todos eles, os poetas urravam e sorriam, poetas nós abertos e escorrendo pelo canteiro de obras, conversando ao microfone, com as bocas escancaradas em gargalhadas e Baco sempre à espreita. A liberdade deu o tom e os ritmos foram levados por aquilo de antes do antes, sem definição à altura, mas que nos rende todo esse movimento, nos garante a vida. Plena.
Laís Romero

Rapaziada da Noite:

Poetas:
Academia Onírica: Demetrios Galvão + Lais Romero + Kilito Trindade + Arianne Pirajá + Thiago E.+ Valadares + Fagão
Convidados: Maçoni + Telmo Galvão + Chiquinho Garra + Guy Dhegaly

Músicos:
Maninho + Edmar + Fagão (percussão) + Maçoni (escaleta e flauta)

Fotografa:
Kátia Barbosa

--> --> exibição do documentário Assombração Urbana com Roberto Piva -- Valesca Canabarro Dios, Brasil, 2004 (docTV)
--> --> exposição de fotografias = Açaí Campelo
--> --> fotografias/slides = Demetrios Galvão
--> --> distribuição do zine Academia Onírica volume 2
Thiago E.

Kilito Trindade

Ariane Pirajá

Demetrios Galvão

Valadares

Laís Romero

Fagão

Maçoni

Arianne Pirajá + Laís Romero

(todas as fotos da noite por Kátia Barbosa)

2 comentários:

  1. Esse é um projeto muito interessante,de resgate a poesia e cultura.A nossa Teresina já estava precisando de um espaço assim:livre,poético,sem preconceitos,aconchegante,onde até eu que não entendo muito de poesia,mas sou uma grande fã de um poeta "famoso" já aderido de corpo e alma; o meu querido irmão Luíz Valadares.
    PARABÉNS!Vão em frente,persistir é o caminho,e eu tenho certeza que com a categoria dos envolvidos já deu certo!
    SUCESSOOO!

    Izabel Valadares :**

    ResponderExcluir
  2. de todos os saraus que aconteceram lá ,esse foi o melhor , e o documentario perfeito...eu que poesias de piva sabia poucas,agora garimpo melhor pra acha-las!

    ResponderExcluir